internet na tomada
Já é possível conectar a internet pela tomada
Adaptadores que conectam aparelhos à internet usando a corrente elétrica, esgotam em Akihabara
Kanto , Tokyo - ipcdigital.com
Carregando
© Matsushita Electric Industrial Co., Ltd.
As atenções no mercado de tecnologia se concentram no novo sistema de conexão à internet, chamado de PLC (Power Line Communications, ou seja, comunição via corrente elétrica).
Os primeiros adaptadores, lançados pela Panasonic (Matsushita Electric Industrial Co.) no dia 9 de dezembro, já esgotaram em várias lojas de eletrônicos de Akihabara e muitas estão com o estoque limitado.
No sistema PLC os fios LAN são eliminados, permitindo que qualquer aparelho ligado à tomada tenha conexão com a internet. Por isso o PLC é visto por muitos como a infra-estrutura do futuro para conexão à rede.©
Aprovado pelo Ministério do Interior e Comunicações em outubro, o PLC pode ser usado só dentro de casas e prédios por enquanto.
Isso significa que para conectar-se fora da casa ainda é necessário usar a infra-estrutura atual, baseada em fibras óticas ou ADSL. Mas dentro da casa, todos os aparelhos ficariam conectados através de um adaptador. O sonho de conectar-se à internet utilizando apenas a tomada, já virou realidade.
Prevê-se que no futuro, os aparelhos eletrônicos já virão com o sistema PLC embutido.
Os adaptadores lançados pela Panasonic ainda custam caro, com preços entre ¥ 13 mil e ¥ 20 mil.
Outro fator negativo é a demora na conexão. A velocidade média é de 80Mbps, menos da metade dos sistemas mais velozes de 190Mbps. Mas em contrapartida, a conexão com os aparelhos é codificada, eliminando o trabalhoso processo de controle de segurança do LAN sem fio. Basta pressionar um botão entre o aparelho principal e os anexos. Os adaptadores de PLC tem saída para LAN e conectam qualquer aparelho, como tevês, impressoras e geladeiras.
No final de dezembro, outra fabricante de aparelhos eletrônicos, a I.O. DATA, pretende colocar à venda os adaptadores.
As companhias de comunicação também aderem à nova tecnologia. A KDDI colocou à venda 500 adaptadores para usuários de fibra ótica da empresa. A idéia será copiada pela companhia telefônica NTT em breve.
Para popularizar ainda mais a tecnologia, a Panasonic vai lançar em março de 2007, plugs de tomada com PLC.
Por enquanto, as únicas vozes contra a nova tecnologia partem do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar e um grupo de usuários de rádio-amadores. "Não há como negar a influência que causará nos aparelhos médicos, provocando o mal funcionamento em alguns casos", diz uma nota publicada no site do Ministério.
Um grupo formado por 115 usuários de rádio-amadores também pediu ao governo a suspensão da tecnologia, pois afirma que as ondas elétricas impedirão as comunicações por esse meio.
Os técnicos e promotores do PLC dizem que ainda existem muitos ajustes a serem feitos. Mas são unânimes em afirmar que a tecnologia revoluncionará o estilo de vida atual.
© Matsushita Electric Industrial Co., Ltd.
Modelo PA100KT
Informações: http://panasonic.co.jp/pcc/products/plc/blpa100spec.html
sábado, 4 de julho de 2009
Assinar:
Comentários (Atom)
